Tecnologia do Blogger.

Curiosidades sobre a Guerra de Canudos

Aqui estão 10 curiosidades bem interessante sobre a Guerra de Canudos

Site de Canudos

Acesse também o site da Prefeitura de Canudos e tenha mais informações sobre a cidade atualmente

Antônio Conselheiro: O Peregrino

Antonio Conselheiro, foi um icone marcante na história da Guerra de Canudos

Revolução, Revolta ou Guerra ?

Eis uma duvida que ja tive e percebi que outras pessoas tiveram, dizer Revolta de Canudos ou Guerra de canudos ? Com base nisso uni informações para esclarecer tal duvida e também ser como curiosidade informativa.

sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Revolução, Revolta ou Guerra ?

Eis uma duvida que ja tive e percebi que outras pessoas tiveram, dizer Revolta de Canudos ou Guerra de canudos ? Com base nisso uni informações para esclarecer tal duvida e também ser como curiosidade informativa.

REVOLUÇÃO

Revolução é uma mudança relativamente rápida e profunda nas estruturas de uma sociedade. Grosso modo, as revoluções podem ser divididas em quatro tipos genéricos, que muitas vezes estão associados: a revolução política, a revolução social, a revolução econômica e a revolução cultural.

- A revolução política é uma mudança intencional e súbita do regime político e da organização do Estado, refletindo a ascensão ao poder de novas elites ou de elites dissidentes (parte da elite dirigente tradicional que rompeu com o antigo regime). A revolução política pode ocorrer de forma violenta (fruto de uma insurreição ou de um golpe de Estado, por exemplo) ou de forma pacífica (como em eleições em uma democracia ou em movimentos populares de desobediência civil). A revolução política muda o regime político mas não muda necessariamente a estrutura econômica e social (a organização da sociedade, as formas de trabalho, os direitos de propriedade, a distribuição das riquezas).

- A revolução econômica, por sua vez, é uma transformação relativamente rápida no modo de produção das riquezas, implicando no estabelecimento de novas técnicas, das formas de trabalho e da divisão de trabalho. 


- Já a revolução cultural é uma mudança radical dos valores, costumes e ideologia 
predominantes. 

- Revolução Social -Quando a revolução política é acompanhada de mudanças profundas na sociedade ela é chamada de revolução social. A revolução social resulta, simultaneamente, em um novo regime político, em uma nova sociedade e uma nova economia, respaldadas por uma nova ideologia (uma nova visão de mundo ou de interpretação da realidade) que legitima as mudanças na organização do Estado e nas relações econômicas e sociais (alteração nos direitos políticos e de propriedade, nas formas de trabalho, na distribuição de riquezas). Em geral, em razão das profundas mudanças que ela pretende ou ameaça gerar no poder político, no poder econômico e nas relações no interior da sociedade, a revolução social é violenta – uma violência que parte tanto dos grupos interessados nas mudanças revolucionárias quanto dos grupos contrários a elas. Em alguns casos, a revolução social é feita e liderada pelo próprio governo, com respaldo de parte das elites dominantes, interessadas em modernizar a sociedade e a economia (por exemplo, com a industrialização rápida), preservando, porém, o poder em suas mãos. Essa modalidade de revolução social é chamada de revolução pelo alto. Mas a maioria das revoluções sociais é da modalidade chamada de revolução por baixo, caracterizada pela mobilização popular, quer dizer, pela ação das massas de trabalhadores até então excluídas do governo, lideradas por uma elite revolucionária que toma o poder dos grupos dirigentes. A revolução social por baixo é guiada pelo ideal de construção de um novo regime político e de uma nova sociedade considerada melhor e mais justa do que a anterior. Foram os casos notórios da Revolução Francesa (1789), da Revolução Russa (1917), da Revolução Chinesa (1949) e da Revolução Cubana (1959). A revolução social, portanto, é a combinação da revolução política com a revolução econômica e a revolução cultural, transformando a organização do Estado, a estrutura de classes, o modo de produção e a ideologia dominante.
REVOLTA

A revolta, também chamada de rebelião, é uma manifestação coletiva contra as autoridades e a ordem vigente. Ela é distinta da revolução política. Uma revolta pode se transformar em uma revolução mas, em geral, ela é um acontecimento mais limitado em seus objetivos. A revolta é mais localizada, sua motivação ideológica é muitas vezes ausente e ela reivindica medidas políticas ou econômicas imediatas que não implicam em transformar total ou radicalmente a ordem vigente – ao contrário, uma revolta pode ser desencadeada para forçar o governo a aplicar a lei ou restaurar algum direito abolido. A rebelião pode estourar espontaneamente em razão do descontentamento de algum setor da sociedade, inclusive de militares (nesse caso a revolta contra os superiores hierárquicos é chamada de motim), mas também pode ser resultado de um planejamento ou conspiração, acompanhada de uma insurreição(levante armado). A revolta termina com os rebeldes sendo reprimidos ou anistiados pelo Estado, ou com suas reivindicações atendidas.
GUERRA CIVIL

A guerra civil é a modalidade mais extrema de luta pelo poder no interior da sociedade. Ela é o conflito armado dentro de um país entre grupos rivais, deixando a sociedade radicalmente dividida (uma guerra doméstica ou fratricida). Nas revoluções políticas e sociais, a guerra civil é caracterizada pela luta entre revolucionários e contrarrevolucionários.



Com base no texto, podemos perceber então que o acontecimento de Canudos, pode ser denominado como Revolta de Canudos ou Guerra de Canudos, pois a revolta, fez com que gerasse a guerra civil, alem disso, o conflito não chegou ao patamar de uma revolução, tirando assim a possibilidade de ser nomeado como "Revolução de Canudos".


Conteúdo retirado de: http://historia2ano.blogspot.com.br/2011/02/11-revolta-e-revolucao_15.html

0 Comentários:

Postar um comentário

 

Canudos Antes da guerra

Canudos Antes da guerra
Canudos Antes da guerra

Divulgue

Create your own banner at mybannermaker.com!

Divulgue nosso blog que divulgaremos o seu, para isso entre em contato com o responsável pela divulgação !

Guerra de Canudos

Guerra de Canudos
E o sertão virou um mar de sangue